sobre a escola
A Escola Nosso Dom tem como princípio norteador o ACOLHIMENTO e ENVOLVIMENTO. Acolher e envolver a família, a criança e as educadoras nessa missão de uma boa formação da primeira infância, que transformará nossos alunos pessoas equilibradas, responsáveis e altruístas, e em cidadãos capazes de entender, questionar e reinventar o mundo à sua volta.
Nos preocupamos não apenas com a formação acadêmica, mas com o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, social e emocional. Nosso projeto pedagógico busca a construção de uma educação plena, com o envolvimento dos educadores, pais e alunos, pois sabemos que temos em nossa responsabilidade a formação de cidadãos, cabendo a nós garantir a qualidade dos serviços educacionais oferecidos a criança e sua família.
A Escola Nosso Dom desenvolve seu trabalho num ambiente amplo, acolhedor, alegre e preparado exclusivamente à faixa etária de 0 a 5 anos de idade, no qual os estímulos, o envolvimento e a qualidade das relações estabelecidas favorecem o desenvolvimento pleno da criança.
Acreditamos que o processo de aprendizagem é vivenciado o tempo todo através de um convívio criativo: deparar-se com os desafios e criar soluções originais para superá-los, possibilitando, assim, a formação de indivíduos autônomos, participantes, conscientes cooperativos e íntegros.
Nossa busca é pelo equilíbrio emocional, harmonia social, valores socioeducativos e princípios familiares transmitidos.
Nosso objetivo
Temos como objetivo proporcionar um desenvolvimento global infantil em todas as suas potencialidades, através de um ambiente seguro, adequado e rico em estímulos.
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” – Jean Piaget
O bom desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança é de extrema importância e fundamental para o desempenho cognitivo e, principalmente, emocional da criança. Segundo o especialista em inteligência emocional e principal autoridade no assunto, Daniel Goleman, o fator determinante que garante maior sucesso na vida, ao contrário do que imaginávamos, não é apenas a sua inteligência cognitiva, mas também a emocional – sendo esta última considerada a mais importante, pois é a que permite ao indivíduo buscar, através do esforço, novas competências e habilidades para se encaixar a adaptar a qualquer meio e realidade. O número reduzido de alunos em sala de aula nos permite melhor atender as necessidades coletivas e individuais de cada aluno, favorecendo significativamente esse desenvolvimento.